terça-feira, 24 de julho de 2012

Afrodisíaco.



  Humanos, seres complexos que tendem a se complicarem, a se entorpecerem com doses cavalares de coquetéis de sentimentos confusos, aleatórios, solidões individuais, e auto exílio.

Compreensivo.

  Porém, tolerar isso é questão de puro comodismo, o medo do inusitado, do "algo novo" é comum, seja por (in)experiencias, boas  e más, onde se cria uma couraça de titânio, que afasta tudo e todos, de sua "vida complicada" e "sofrida". O receio de ousar é a mais pura forma de negação, do pavor de ter suas estruturas abaladas pelo novo/inusitado/avassalador. 
Tendemos a nos prender por pessoas que sejam "fáceis de serem lidas", algo como um cardápio onde procuramos um novo tipo de lanche, e por estarmos famintos, começamos a ver X-Burger's como se fossem Big Mac's, mas, não passam de alimentos comuns, com roupagens diferentes, nada que acrescente de fato, sacia, mas não marca. Existem aos montes, em locais diferentes, festas, shows, shoppings, mercados, ruas, na vizinhança. É cômodo se envolver com pessoas assim, é confortável cultivar afeto pelo que já se conheçe, é "seguro"

Doçe engano.

Por toda a segurança e comodidade que isso nos causa, tende a se tornar tedioso, algo como um chá morno que tomamos só para crer que irá nos confortar, mesmo que não seja tão saboroso. Um efeito placebo de sensação de felicidade, afinal, gostamos de cultivar afetos por esteriótipos, de montar nossos parceiros(as), puras perfeições, quase imaculados, ausentes de desejos alheios, quimicas com puro poder de fusão.
Pura utopia. O comum é monótono, previsivel, e clichê.

Ousar degustar novos paladares, sabores diferentes, iguarias que nunca pensamos nos deparar e provar, experimentar um novo sabor é se permitir a errar, a gostar, é aprendizado, conhecimento. Pode ser puro prazer, quando se permite  a saborear o momento, o outro. Mesmo que seja diferente do que estamos acostumados, o "novo" pode nos render deliciosos momentos.


Assim como existem pessoas em que montamos pares perfeitos, seguros e previsiveis, existem pessoas que são algo completamente diferente do que estamos acostumados, que, se explorarmos, podem ser justamente aquele "tempero" que faltava, aquela iguaria que dá todo gosto a uma relação. Algo que mesmo que seja diferente ao ponto de se pensar que não devemos provar, pois sabe lá se iremos gostar, te digo:

Abra um cardápio diferente, prove uma nova iguaria, um novo desejo. Curtir algo novo possui seus riscos, mas isso só torna mais intenso, mais ousado, ausente de monotonias, exesso de intensidade. Pode ser justamente o sabor que falta para aprimorar seu paladar, aquele sabor marcante e delicioso que tanto desejou.


Venha, morda um pedacinho. Prove.





2 comentários: